Projetos de Pesquisa

Projeto PRONEX – Tecnologias Inovativas para a Sustentabilidade do Saneamento Básico em Santa Catarina 

Descrição: Desenvolvimento e aplicação integrada de tecnologias para tratamento de efluentes sanitários urbanos, tratamento avançado de águas de abastecimento e de lixiviados e biogás de aterros sanitários, uso racional das águas e valorização de resíduos com vistas à promoção da sustentabilidade ambiental e de melhores condições de saúde para a população do Estado de Santa Catarina. Labeflu se insere nos subprojetos: “Desenvolvimento de pesquisas para tratamento de esgoto sanitáro em reator em bateladas sequenciais com grânulos aeróbios (RBSG), visando à remoção de nutrientes (Ne P)”. “Avaliação de uma instalação piloto de geração de energia elétrica através de biogás em aterro sanitário como unidade demonstrativa, buscando a otimização de sistemas de conversão de biogás em energia elétrica
 
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC)
 
Período: 2012-2016

PROJETO RENUTRES – Remoção Biológica de Nitrogênio e Fósforo de Esgoto Sanitário 

Descrição: Trata de projeto de pesquisa realizado na rede cooperativa de pesquisa: “Desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias de tratamento terciário de esgotos sanitários”. O LABEFLU está inseridoCompreende em dois sub-projetos: 1. Avaliação do tratamento de esgoto sanitário em reator operado em bateladas sequenciais com grânulos (RBSG) e 2. Avaliação do tratamento de esgoto sanitário em reator operado em bateladas sequenciais em escala real (RBS).
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) – Auxílio financeiro.
Período:  2010 – 2014 

Tratamento de Esgoto Sanitário em Reator Operado em Bateladas Sequenciais com Grânulos: estabilidade de operação e remoção de nutrientes
 

Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo estudar o desenvolvimento de grânulos no tratamento de esgoto doméstico em um reator operado em bateladas sequenciais com grânulos (RBSG), escala ampliada (120 L), sob diferentes condições operacionais. O estudo será dividido em três etapas operacionais. A Etapa I avaliará o desempenho do reator em relação à remoção de carbono e nutrientes (N, P) utilizando ciclos operacionais de 3 e 4 horas. A Etapa II avaliará o comportamento do reator quando submetido a diferentes cargas orgânicas. E por último, a Etapa III avaliará o efeito da diminuição do tempo de sedimentação nas características dos grânulos, na produção de lodo e no desempenho do reator.


Financiador(es): 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Bolsa e 
Auxílio financeiro

Período: 2010 – 2014

Avaliação da dinâmica microbiana de reatores em bateladas sequenciais (RBS), em escala real, visando o tratamento de esgoto doméstico

Descrição: Este projeto trará resultados que possibilitarão minimizar os impactos ambientais causados pelo lançamento dos efluentes domésticos bem como, constatar avanços na qualidade do efluente (pré e pós-tratamento) de forma a atender as legislações ambientais vigentes. Em estações de tratamentos já instaladas e em atividade operacional estável, formada por reatores do tipo RBS, mantidos em funcionamento através de processo de nitrificação-desnitrificação simultânea (SND), visando estabelecer a relação entre o perfil biológico e os parâmetros físico-químicos da ETEs. Desta forma, um diagnóstico das condições operacionais que garantam um melhor controle e monitoramento do sistema pode ser atingido, bem como melhorias no tratamento que o tornem eficazes na remoção conjunta da matéria carbonácea e nitrogenada.


Financiador(es): 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Bolsa e Auxílio financeiro.


Período: 2011 – 2012

Estudos sobre gerenciamento de lodos produzidos na estação de tratamento de esgotos INSULAR – CASAN

Descrição:  Caracterização do lodo da ETE/INSULAR e avaliação da unidade de aeração prolongada 2. Digestão anaeróbia de lodo adensado da ETE/ISULAR CASAN 3. Desempenho da adubação com lodo de esgoto tratado na produtividade de banana e mamão e na qualidade de frutos e do solo 4. Reaproveitamento de lodo de ETE em coberturas alternativas de aterro sanitário e como material de construção de tubos de concreto. 
Financiador(es): Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de SC – Auxílio financeiro / Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Auxílio financeiro. 
Período: 
 2010 – 2013


Minimização e Gerenciamento do Excesso de Lodo Produzido na ETE Insular de Florianópolis/SC

Descrição: Tem por finalidade aplicar as principais alternativas disponíveis atualmente para a minimização do excesso de lodo em estações de lodo ativado e fornecer informações para o apoio à tomada de decisões relacionadas ao gerenciamento do lodo da ETE Insular – Florianópolis/SC, visando à diminuição dos impactos ambientais usualmente relacionados a este tipo de resíduo e a minimização da sua produção. Além disso, com base em seus resultados, este trabalho buscará propor alterações no processo de tratamento da ETE Insular a fim de melhorar a qualidade do efluente final lançado na Baía Sul -Florianópolis/SC.
  
Financiador(es):  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Bolsa e Auxilio financeiro
  
Período: 2011-2015


Eficiência de Wetlands Através de Fotoozonização Catalítica em Wetlands Construídos 


Descrição:

Financiador(es):

Período: 2009 – 2013

Sequestro de Carbono e Polimento de Efluentes em Lagoas de Lemnáceas, através da Ativação Fotossintética por CO2 suplementar

Descrição: 
PNPD/2010.

Financiador(es): 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Bolsa.

Período: 2010 – 2014 
 

Determinação do consumo de água, da geração de dejetos e da emissão dos gases de efeito de estufa na produção de suínos
 

Descrição:

Financiador(es):

Período:

Uso regionalizado de digestores anaeróbios e de lagoa de Lemna sp para dejetos da suinocultura
Descrição: O projeto avalia uma serie de digestores anaeróbios aplicados para tratar dejetos de suínos. Os resultados possibilitarão a determinação de parêmetros regionalizados para a região sul do Brasil. Outra parte do estudo compreende a valorização de lemna sp para o tratamento complementar de dejetos de sinos e sua valorização como fonte de proteina animal.

Financiador(es): 
Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de SC – Auxílio financeiro.

Período: 2008 – 2011